Ter essa habilidade é um diferencial, mas não uma exigência. Portanto, você pode entrar na faculdade sem dominar essa tarefa e, à medida que aprende tudo sobre Engenharia Civil, vai estudando sobre o processo de desenvolvimento e de produção de plantas. Uma dica bem útil para ajudar você nesse objetivo é participar das iniciativas que a sua instituição de ensino oferece para os alunos, como programas de extensão, oficinas, workshops e cursos extracurriculares de Engenharia Civil.
Veja como a tecnologia tem apoiado o desenvolvimento de projetos de Engenharia Civil
O desenho técnico em Engenharia Civil sempre foi de grande utilidade no ramo por esquematizar as etapas das obras, contribuindo para o planejamento dos cálculos de cada infraestrutura, dos responsáveis por cada tarefa, do tempo estimado de execução, do detalhamento de cada estrutura e dos protocolos de segurança do trabalho. Essa mudança de atuação, inclusive, trouxe novas perspectivas acerca de quanto ganha um engenheiro civil. É por isso que, segundo levantamento do portal Salário, a renda dele pode variar entre R$ 6.694,16* e R$ 14.908,96*.
Descubra quais são os programas utilizados para desenvolver os desenhos na Engenharia
Ao longo do curso de Engenharia Civil, você verá que existe não só um, mas vários softwares utilizados no ramo. Portanto, ao descobrir a área de atuação ideal, será possível utilizar um ou mais deles que se encaixem nas atividades que você desempenhará no estágio, no programa de trainee ou mesmo no seu emprego formal. Além disso, vários deles disponibilizam recursos para fazer cálculos numéricos que tornem mais precisos determinados arranjos das obras, para emitir laudos técnicos, para avaliar o uso de materiais de acordo com as características dos terrenos e para checar aspectos relacionados à elétrica e à mecânica dos empreendimentos.
Saiba se é preciso já mexer em programas de desenho para cursar Engenharia Civil
Assim como não é obrigatório saber desenhar para cursar Engenharia Civil, também não é exigido que você já domine todos os softwares da área antes mesmo de ingressar no ensino superior. Ao escolher a faculdade ideal para a sua formação, você terá a oportunidade de conhecer a respeito desses programas. Fora isso, você sempre pode investir em cursos livres, de extensão e de capacitação para virar um expert quando o assunto é softwares de Engenharia Civil. A sua própria instituição de ensino pode oferecê-los gratuitamente ou por preços mais acessíveis, seja no campus, seja em ambientes de aprendizagem virtual.
Aliás, por falar em faculdade, os diferenciais da Anhanguera não ficam só nisso. Para ter ideia, os alunos dessa graduação contam com conteúdos pensados exclusivamente para desenvolver as habilidades e as competências profissionais que as grandes empresas procuram e ainda têm acesso ao Trilhas de Carreira — que trazem materiais complementares para você conhecer melhor os segmentos de atuação do engenheiro civil.
Isso sem mencionar a Aula Destaque — com profissionais de renome do ramo — e o Canal Conecta — que é uma plataforma planejada para facilitar a sua inserção no mercado. Massa, não é?
Prepare-se para o mercado com a melhor!
Siga as nossas dicas para desenvolver suas habilidades de desenho na Engenharia Civil tanto antes quando durante a faculdade e não se esqueça: estude numa instituição que vai ser sua parceira quando o assunto é qualificação profissional!
Por isso, já sabe: não perca tempo e inscreva-se agora mesmo em uma das modalidades do vestibular Anhanguera!