Se você ainda não sabia, é possível atuar em diferentes áreas quando você opta pelo ensino superior em Serviço Social. São elas:
- Serviços Sociais Comunitários: atuam como profissionais da área social, promovendo a inclusão social por meio de projetos de desenvolvimento comunitário em diferentes segmentos, como empresas, escolas, hospitais, associações, entre outros.
- Serviços Sociais Institucionais: atuam em organizações públicas e privadas, atuando na implementação e execução de políticas sociais, planejamento estratégico e ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- Serviços Sociais Educacionais: atuam na educação, planejando e implementando programas de formação e qualificação profissional, além de incentivar o desenvolvimento pessoal, social e educacional.
- Serviços Sociais de Saúde: atuam na área da saúde, promovendo a prevenção e tratamento de doenças, além de acompanhar pacientes e famílias.
- Serviços Sociais de Trabalho: atuam na área do trabalho, promovendo oportunidades de emprego, desenvolvimento profissional, garantia de direitos trabalhistas e acesso à justiça.
- Serviços Sociais de Assistência Social: atuam na área da assistência social, promovendo o acesso às políticas sociais, acompanhando famílias em situação de vulnerabilidade e promovendo o desenvolvimento de suas habilidades.
O Bacharelado em Serviço Social é um curso de graduação oferecido na Faculdade Anhanguera. O curso tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar não só nos campos de direitos humanos e de promoção da cidadania, mas também nos âmbitos da política social, da economia e da saúde. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre temas como direitos humanos, desenvolvimento social, saúde mental, trabalho social, direitos sociais, políticas públicas, entre outros. Além disso, também são ensinados temas como o desenvolvimento de habilidades profissionais, como a capacitação para análise de situações sociais e a prática de serviços sociais. O curso tem duração média de 4 anos e é composto por disciplinas teóricas, práticas e de estágio. Ao final do curso, o estudante deve estar apto a desenvolver ações que promovam afirmação de direitos, bem-estar social e políticas públicas.
Muito bem, se você tinha dúvidas entre Serviço Social ou Psicologia, este artigo ajudou bastante, concorda? É muito importante contar com uma graduação que forneça todo o embasamento para que o aluno construa a sua jornada profissional. Ele deve entrar no curso superior como um aprendiz e sair como um assistente preparado para dar todo o suporte para as comunidades com as quais trabalha.
Sendo assim, agora que você já sabe o que faz um assistente social e como a Anhanguera pode contribuir com a sua preparação para ingressar nesse mercado, que tal fazer a sua inscrição para o vestibular?